Terminei mesmo agora de ler um livro que se intitula de "ACTIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E LAZER - A infância e Estilos de Vida Saudáveis", de Beatriz O. Pereira e Graça S. Carvalho, de 2006.
Oferecido pela Sónia, Bruno e André no meu dia anos. Belíssimos textos orientadores.

Este livro abriu a minha consciência para a necessidade de alterar os estilos de vida nas crianças e adultos de forma a se tornarem mais activos e menos sedentários.
Os benefícios de actividade física no quadro da promoção da saúde são bastante evidentes e importantes. As pessoas sedentárias apresentam taxas de mortalidade cardiovascular (mas também de outras causas) mais elevadas do que as pessoas activas.

Apesar de tudo, é necessário esclarecer que não existe uma prática desportiva ideal. "Do ponto de vista do conhecimento científico, todas as formas de exercício possuem mais ou menos os mesmos efeitos benéficos sobre a saúde. A escolha da prática desportiva deve ficar ao critério da pessoa."
Desta forma é imprescindível que a actividade física seja sempre orientada por profissionais formados superiormente e não por elementos curiosos. Neste aspecto devo salientar que legislação portuguesa a este nível está a ser alterada positivamente, de forma a proporcionar melhor qualidade e segurança na sua prática.
Não nos deixemos levar por palavras simpáticas e aliciantes, temos pensamento e capacidade de reflexão para usar...

Deixo-vos dois textos (do livro que já referi) para reflectir e que servirá concerteza, para entendermos o carácter evolutivo da sociedade que é constante e nos obriga a adaptações, muitas vezes profundas, das nossas vidas:

"O movimento é algo existencial. (...) O Desporto (e a Educação Física como "origem") é sem dúvida um dos principais fenómenos sociais (educativos) e uma das maiores instituições do planeta da actualidade. Reflecte a forma como a sociedade se organiza, espelha as suas diferenças e particularidades culturais, sendo uma organização com mais visibilidade na indústria cultural contemporânea."

A filosofia tem um perigo terrível, que é o de cada homem, por esse pensamento filosófico, acabar de construir uma verdade e achar que é o senhor da verdade e, portanto, ter quase à mão uma inquisição pronta a agir. Quanto à ciência é a mesma coisa. Quanto à ciência, também o perigo de pensarmos que o universo é inteiramente matemático, que tudo está dentro de uma determinação de lógica matemática quando, hoje, a própria Física Quântica está a chegar a ponto de ter de concordar que a vida tem mais de imaginação do que de matemática. Foram bons instrumentos (filosofia e ciência) para subirmos, como são os degraus da escada e o corrimão, mas talvez não um patamar em que fiquemos, nem num terraço para contemplarmos o verdadeiro céu. (Agostinho da Silva).

Olhemos o céu e procuremos, também nós, as respostas...

Um abraço...

Comentários

tb disse…
Identifico-me com o pensamento de Agostinho da Silva, o que considero uam mente brilhante e fora do seu tempo. Tempo que não o entendeu em toda a sua essência. Gostei da partilha.
Beijo
Anónimo disse…
Sr Nabais!

Fora do contexto familiar e dentro do ciclo de amigos, parece me que é a primeira vez que vejo alguém citar o Agostinho da Silva..

Do pouco que vi dele a falar,é um personagem fora do comum..e acompanhar o seu raciocinio, ia fazer muito bem ao cérebro de muita gente. :P

Tenho uns dvds com entrevistas feitas a esse homem por personalidades de referência (ex: miguel esteves cardoso, herman josé,etc)..se não as viste e realmente tens gosto em ouvir as suas ideias,posso te facultar!

1abraço

Mensagens populares