Motricidade e Jogo na Infância

O título deste post ilustra a importância que representou para mim esta disciplina do 2º ano do meu curso de Desporto e Lazer. Além da aprendizagem, pude rever alguns momentos da minha infância e relembrar brincadeiras que os meus filhos não terão de forma tão vincada.



O texto que se segue demonstra bem isso e fez parte da nota introdutória de um trabalho meu apresentado numa das aulas em 2007.







"As crianças e os jovens demonstram de forma regular, uma sistemática necessidade de actividades motoras vigorosas em diversos contextos da sua vida quotidiana em dinâmicas formais e informais. Estas actividades (posturais, locomotoras e manipulativas), são decisivas em todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem de habilidades motoras e capacidades físicas, seguindo um aperfeiçoamento progressivo em termos quantitativos e qualitativos. Tais actividades apresentam um significado profundo em termos de necessidades biológicas e sociais, sendo realizadas habitualmente (dependendo da ambivalência do comportamento dos adultos) com grande prazer e entusiasmo. A atitude lúdica associada ao desenrolar destas actividades motoras, conferem a exercitação da função e sentido de intencionalidade, que, sendo imediatas, permitem ao ser humano uma relativa e confortável capacidade de adaptação ao longo da vida em relação aos desafios do seu envolvimento físico e social."[1]


[1] Neto, Carlos. Jogo na Criança & Desenvolvimento Psicomotor. Faculdade de Motricidade Humana.Universidade Técnica de Lisboa.

Comentários

Anónimo disse…
Pai gosto muito das tuas coisas que tens aqui no blog, são giras e maravilhosas, gosto muito da foto do canyoning.



ANDRE,O TEU FILHO
Anónimo disse…
Muito interessante este teu post. Estou convencida que faz muita falta a todos estes miúdos (agarrados à televisão e aos computadores) as "bulhas" dos recreios da escolas, a danças de roda (que eram só para meninas), todos os jogos ao ar livre, alguns bem violentos, com que se entretinha a mocidade do meu tempo.

Mensagens populares